Negócio nas agriculturas de Portugal

Há um movimento positivo que consiste na melhoria dos negócios nas agriculturas de Portugal, uma maior empresarialização dos campos, uma mudança que se está a viver de forma não planeada e que vai ser estrutural a longo prazo para todos aqueles que conseguirem ao longo do tempo ter resultados que garantem a rentabilidade e sustentabilidade.

Há empresários que, mesmo sem experiência, têm perfil para gerir negócios, conseguem avaliar pessoas de forma eficaz sejam colaboradores, fornecedores e clientes, têm competências para formar e gerir equipas, coragem, liderança, capacidade de risco, etc. e este portefólio de competências é o ponto determinante para o sucesso nos agronegócios. 

As oportunidades que a agricultura está a gerar são muitas e diversificadas, há a possibilidade de organizar os pormenores das explorações agrícolas, de aprender a fazer bem ou muito bem, com todos aqueles que têm sucesso, há um conjunto de alguns produtores que no terreno são o exemplo acabado da boa gestão, verdadeiras metodologias empregues pelas empresas multinacionais para gerar valor acrescentado, líderes que devemos copiar e adaptar as boas práticas. Há um campo vasto de aprendizagem, assim sejamos humildes, resilientes, perseverantes, bem organizados e disciplinados. É um caminho pioneiro que vale a pena iniciar e percorrer, é duro mas fonte de satisfação pelo sucesso e resultados.

A agricultura moderna é o admirável mundo novo que se nos abre de par em par, é uma oportunidade, quer pela entrada de novos agentes, quer por novas competências, quer por uma nova visão. Tudo isto é corporizado nos empresários, são eles que criam e fazem os negócios florescer.. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM