Plano de negócio (2)

Miguel disse:

"Caro Eng. Martino,

Pelas contingências da conjuntura económica, estou focado em substituir a minha ocupação actual e cada vez mais intermitente de arquitecto de espaços (sub)urbanos pela de jovem agricultor em ambiente rural.
Acompanho o seu blog, já participei em workshops/cursos de formação e já visitei vários produtores agrícolas de diferentes tipo e de vários produtos, desde agricultura convencional a biológica passando por estufas e hidroponia, de produtores PAM a produtores de frutos vermelhos, de produtores de cogumelos a produtores de brassicáceas, de produtores de hortícolas a frutícolas. Complementei as minhas visitas com visitas a grandes distribuidores do sector da zona Oeste e de Santarém.
A minha questão é que neste momento estou numa encruzilhada.
Tenho vontade e determinação em avançar, mas estou consciente que os meus 3 hectares na zona de Oliveira do Hospital, não me permitem ter escala produtiva (volume e/ou oferta para 52 semanas) ou a diversidade/portfólio de produtos consistente e diferenciada no mercado. Além disso estou condicionado pela necessidade de facturação no primeiro ano de cultura. Outra condicionamento é que esta zona tem o sector primário vocacionada para a maça ou queijo da serra que não favorece o associativismo ou a alavancagem de mercados e custos logísticos de produtores de outros produtos. Contudo, não estou condicionado pelo montante de investimento
Gostaria da sua opinião do tipo de culturas podem ser adequadas a esta área e a esta zona de forma a clarificar quais os rumos mais adequados de forma a fazer o meu caminho.
Muito obrigado
Miguel

PS - Irei marcar uma reunião com o Espaço Visual, mas gostaria que esta questão fosse respondida no seu blog porque acredito que para quem está recentemente interessado neste sector, este esclarecimento pode ser importante. A sua resposta irá tornar a reunião muito mais produtiva e consequente."

Comentários:
1 - Agradeço a questão colocada. Creio que me pergunta quais as culturas que recomendo para uma exploração agrícola com 3 hectares de terreno agrícola, com disponibilidade de água para rega (inclui a possibilidade de a captar na exploração)  no concelho de Oliveira do Hospital na ótica da remuneração, desde o primeiro ano, do trabalho do empresário.

2 - Na minha opinião as atividade agrícolas devem pagar o trabalho do empresário a tempo inteiro na atividade, pelo menos, 750 euros por mês.

3 - Nos pressupostos indicados em 1 e 2 defendo que pode investir nas cultura de: framboesa, groselha, horticultura em estufa, floricultura em estufa, porcos bísaros, viveiros, etc.

4 - Defendo que o associativismo deve servir para defesa dos interesses socioprofissionais e que a defesa dos interesses diretos económicos e financeiros devem passar pelo cooperativismo, cooperação empresarial, agrupamento complementares de empresas, etc. O resultado destas formas de defesa de interesses depende mais da vontade própria dos empresários/agricultores do que das atividades, regiões geográficas, etc. etc.


5 - Na minha opinião, deve elaborar um Plano de Negócio para a sua exploração como forma de garantir qual a atividade que melhor satisfaz todos os pressupostos que  traçou como empresário.       

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM