O que fazer?

Maria João Dionísio disse:

"Boa tarde Eng. José Martino,

Tenho 52 anos e, para criação do meu posto de trabalho, pensei na agricultura pela importância que teria para mim o contacto com a terra. Moro no Algarve e descobri a empresa Hubel e a Cooperativa Madre Fruta, ambas sediadas aqui e com enorme sucesso na cultura de frutos vermelhos em hidroponia.

Interessei-me de imediato, pois para além de terem garantido o escoamento total da sua produção, trata-se de uma cultura biológica pois não requere os habituais insecticidas, etc. O investimento, mesmo para somente 1ha, é bastante elevado, pois estamos a falar de tecnologia de ponta aliada à agricultura e em ambiente de estufa. Pensei que através do Proder pudesse ter uma ajuda, mas, pelo que percebi, primeiro é preciso ter o capital para investir, e só depois se obtêm as ajudas financeiras, se estiver tudo de acordo com o pretendido.

Agradecia que me confirmasse se é assim como disse, pois acho estranho como é que alguém consegue investir na agricultura quando tudo é tão caro, desde o simples trator ao sistema de rega, etc. Se for como digo, tenho que por de parte este projeto e avançar por outra via, que passo a explicar: na impossibilidade de trabalhar por conta própria, estou a ver se consigo trabalho no campo, de preferência aqui no Algarve, mas sem excluir outras zonas geográficas. Lembrei-me de começar pelas colheitas, mas ainda não consegui achar na net um tipo de calendário com informação das datas das colheitas de norte a sul do país e com o nome das empresas responsáveis pelas mesmas, de forma a poder fazer um contacto e candidatar-me. Existe tal calendário ou algo semelhante? Aceito também outras sugestões.

Espero ter sido explícita na exposição, e aproveito para lhe desejar felicidades e sucesso no trabalho que tem vindo a executar."

Comentários:

1 -  Felicito-a pela coragem que demonstra em querer criar o seu negócio ou encontrar trabalho. É de pessoas com a fibra da senhora que precisamos como exemplo para conseguirmos ultrapassar as dificuldades que enfrentamos no dia a dia.

2 - Para assumir o estatuto de empreendedora é necessário elaborar um Plano de Negócios com algum rigor e utilizá-lo como forma de conseguir junto de investidores os capitais necessários para tirar partido das ajudas financeiras atribuídas pelo ProDeR. Verifique se pode começar de forma mais simples e com menores exigências de capital, assumindo esta fase como uma primeira etapa do processo.

3 -  Para encontrar mais contatos para trabalho nas colheitas dos pequenos frutos além dos sócios da Madrefruta, deve contatar a Driscoll's, tem várias explorações desde o Ribatejo até ao Algarve e também a Freshfactory, a qual parece comercializar pequenos frutos de explorações agrícolas ao longo de todo o território nacional.   

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM