Framboesa

Nuno Oliveira disse:

"Caro Eng. José Martino,

Mais uma vez agradeço a disponibilidade para responder a este tipo de dúvidas no blogue.

Relacionada com esta questão da framboesa em túnel perguntava o seguinte:

Recorrentemente se fala numa área de cerca de 1ha para existir algum tipo de rentabilidade na cultura dos pequenos frutos como a framboesa. Ao ver os preços e custos associados à produção vê-se que uma produção de 10 toneladas/ha para framboesa convencional para congelado está próximo do break even. Na Sérvia leio sobre estudos em que conseguem recordes de 30 t/ha ao ar livre com não remontante Meeker.

A minha questão é a seguinte: uma vez que só disponho neste momento de cerca de 8000m2 em comodato ao apostar numa cultura mais intensiva em túnel de remontante sobretudo para venda em fresco não é possível aprovar um projecto Proder apesar de estar abaixo do hectare?

Se conseguir produzir profissionalmente e atingir as médias de outros produtores semelhantes noutros países tenho alguma confiança que consigo ter um projecto rentável e aprender o suficiente, nomeadamente sobre o exigente processo de colheita, para posteriormente expandir a plantação com uma candidatura de um familiar daqui a 3-4 anos.

Agradeço desde já a atenção"

Comentários:

1 - A rentabilidade de um projeto de instalação de um jovem agricultor através de 8000 m2 com a cultura da framboesa terá que ser por um especialistas na matéria e determinada para o caso seu concreto, em função dos investimentos necessários em infraestruturas e melhoramentos fundiários. No entanto, em tese, eu diria que é possível fazer a instalação do jovem empresário agrícola.

2 - Na minha opinião, o incremento da produtividade na cultura da framboesa é possível se o empresário for organizado, rigoroso e muito exigente. Não pode ser argumento utilizado em sede de análise do projeto ProDeR, mas uma salvaguarda que garante que os objetivos do rendimento bruto preconizados na candidatura serão sempre atingidos, evitando futuros problemas com auditorias e controlos. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM